COMO PINTAR DRYWALL, PAREDE E FORRO PASSO A PASSO

Como pintar drywall é uma dúvida muito comum que recebemos aqui no blog. O processo de pintura da parede e forro drywall (gesso acartonado) é o mesmo do gesso comum.

Veja abaixo as ferramentas necessárias para preparar e pintar forro e parede de drywall.

Materiais necessários:

  • Lixa grão 100
  • Lixa grão 220
  • Massa corrida PVA
  • Selador acrílico
  • Tinta acrílica de boa qualidade, pode ser fosca ou semi-brilho

Ferramentas necessárias:

  1. Espátula de aço
  2. Taco para lixa
  3. Desempenadeira de aço lisa de 20 ou mais
  4. Bandeja para tinta
  5. Rolo de lã 23cm
  6. Pincel para recorte de + ou – 2 polegadas
como pintar forro e parede drywall
Ferramentas necessárias para pintar drywall.

Como pintar drywall  forro ou parede passo a passo:

Importante: Diferente do forro de gesso comum o drywall tem seu tempo de cura reduzido. Podendo começar a preparação para pintura em 24 horas após o gesseiro ter aplicado a massa de drywall.

Passo 01 – Coloque a lixa 100 no taco e lixe o forro ou parede somente em cima da massa (sem riscar o papel) a fim de retirar excessos de massa de drywall e imperfeições sobressalentes.

Dica: Cuidado para não arranhar muito o papel da placa de drywall e para não lixar a fita da junta. A lixação deve ocorrer apenas em cima da massa de drywall.

Atenção: Caso a fita da junta apresente alguma bolha você deve recortar com um estilete a área afetada, retirando esse pedaço de fita com a bolha. Aplique uma camada de massa no lugar do pedaço de fita que você retirou.

Se o forro ou parede apresenta muitas bolhas nas fitas, chame o gesseiro e peça para ele concertar isso antes de você aplicar a massa corrida. A massa corrida NÃO esconde as bolhas.

Passo 02 – Use uma vassoura ou um rodo com um pano para retirar a poeira que ficou sobre o forro drywall.

Passo 03 – Com o rolo de lã aplique uma demão de selador acrílico em todo o forro ou parede. Não precisa diluir o selador e nem dar segunda demão.

Passo 04 – Prepare a massa corrida PVA, se for preciso mexa ou bata a massa para ficar mais homogênea.

Dica: Caso a massa esteja dura demais você pode acrescentar um pouco d’água.

Passo 05 – Aplique a primeira demão de massa no forro ou parede usando a desempenadeira de aço e a espátula. A camada de massa deve ser fina e uniforme.

Dica: Caso não consiga aplicar a massa usando a desempenadeira, tente diluir um pouco mais a massa e aplicar com o rolo (como se fosse pintar) e logo após espalhar com a desempenadeira.

Mas atenção; faça o processo em pequenas áreas por vez, Máximo uns 2 ou 3 metros quadrados, pelo menos até pegar a prática.

Passo 06 – Aguarde o tempo de cura da massa.

Passo 07 – Repita o processo do passo 05

Passo 08 – Com o taco e a lixa 220 lixe todo o forro ou parede de maneira uniforme e tomando muito cuidado para não afundar demais a lixa.

Dica: Para auxiliar na lixação pode utilizar uma lâmpada amarrada a um pedaço de madeira, para assim ir procurando as imperfeições. (foto abaixo)

Passo 09 – Retirar toda a poeira do forro ou parede drywall.

Caso ache necessário após lixar pode corrigir as imperfeições aplicando massa corrida somente nos pontos críticos e lixando novamente.

Passo 10 – Para finalizar aplique duas demãos de tinta acrílica com intervalos entre as demãos. (Diluição e tempo de secagem recomendadas pelo fabricante)

Dica 01: Dê preferência para tintas foscas, pois a tinta semi-brilho irá mostrar muito mais as imperfeições.

Dica 02: Caso ache necessário ou a tinta não seja de boa qualidade poderá aplicar mais uma demão respeitando o intervalo mínimo de 12 horas

Dicas de segurança e EPIs para preparar e pintar drywall:

Para que o seu trabalho ocorra sem surpresas desagradáveis, recomendo o uso dos EPIs (equipamento de proteção individual) necessários para sua proteção.

Os produtos que você vai usar para a pintura de gesso acartonado são nocivos para saúde e por isso você não deve permitir que eles entrem em contato com sua pele, olhos, e principalmente que eles sejam inalados.

Os EPIs que você vai precisar são os seguintes:

  • Óculos de segurança
  • Luvas de látex ou borracha
  • Máscara de pó (para uso durante o lixamento)
  • Máscara de vapores orgânicos (para uso durante a aplicação de tintas e massas)

Se você ainda tem dúvidas de Como pintar drywall, deixe seu comentário que terei o maior prazer em ajudar.

 

4 comentários

  1. gostaria de saber como devo preparar paredes de placas 3d para pintar com esmalte sintetico fosco diluido em agua raz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *