DRYWALL PESO POR M², SAIBA QUANTO PESA PAREDE DRYWALL

Drywall peso por M², afinal quanto pesa uma parede de drywall? Qual o peso exato de uma parede de gesso acartonado pronta?

Muitas pessoas desconhecem esse grande benefício do drywall em relação a alvenaria, a diferença de peso de uma parede de drywall chaga a ser de 86% mais leve que uma parede de tijolos.

Sem contar com a redução de espaço que a parede de gesso acartonado proporciona, o ganho de área útil é de até 4% em relação a alvenaria.

Isso em uma cidade como São Paulo onde o m² de um imóvel custa uma média de 8 mil reais, qualquer ganho de área é fundamental.

Drywall peso por m² da parede pronta;

Uma parede de drywall pronta e acabada pesa apenas 22 quilos por m², esse é o peso de uma parede simples com uma chapa de drywall 12,5 mm de cada lado.

Já a parede com duas chapas de 12,5 mm de cada lado tem um peso total de 42 quilos por metro quadrado.

Veja a tabela abaixo e entenda melhor:

Drywall peso por m²
Drywall peso por m² parede simples.
Drywall peso por m² parede dupla.

O baixo peso da parede de drywall permite economizar na estrutura da edificação já que o peso total da obra ficará bem menor comparado com as paredes de tijolos.

Um engenheiro em posse dessa informação faz os cálculos das vigas e colunas mais finas economizando muito com material e mão de obra da fundação da obra.

Não posso entrar em detalhes técnicos pois não sou engenheiro. 

Porem, sei que por ser mais leve podemos usar a parede de gesso acartonado para dividir ambientes sobre laje cuja estrutura não foi projetada para receber uma parede de alvenaria.

Então agora que você já sabe o peso de uma parede de drywall por metro quadrado pode usar e abusar desse sistema construtivo que possui inúmeras vantagens.

A Knauf disponibiliza um PDF com todas as especificações sobre paredes drywall. Para baixar CLIQUE AQUI.

Se ainda tiver dúvida sobre o assunto, por favor deixe um comentário que terei o maior prazer em ajudar.

 

4 comentários

    1. Não é recomendado usar chapas de drywall em áreas externas Helena. Nesses casos o correto é chapa cimenticia. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *