PAREDE DRYWALL NO BANHEIRO, SIM OU NÃO? SAIBA AQUI!

Uma dúvida muito frequente entre nossos leitores é sobre a parede drywall no banheiro, afinal pode ou não fazer parede de gesso acartonado no banheiro?

Pode sim, para isso existem as placas de drywall específicas para áreas úmidas as chamadas placas RU ou placa verde como chamamos.

O processo é simples, mas deve ser feito por um profissional qualificado, funciona assim:

É feito a estrutura da parede drywall normalmente, logo depois aparafusamos as chapas RU, na parte onde fica o chuveiro é obrigatório aplicar impermeabilizante sobre a placa drywall antes da colocação dos azulejos.

No restante do banheiro não é necessário aplicar o impermeabilizante, apenas colocar o azulejo ou então fazer a pintura, de preferências usar tintas epóxi ou semi brilho.


PLACA RESISTENTE À UMIDADE – RU

Descrição:

  • Chapa fabricada industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre as duas lâminas do cartão.
  • Também conhecida como “chapa verde”.
  • Contém na massa de gesso elementos hidrofugantes, que repelem a água.
  • Protege os sistemas drywall contra respingos, escorrimento de água e contra vapor d´água condensado.
  • Facilita e torna mais estável a colocação de azulejos, porcelanato, assim como revestimentos fenólicos e pintura com tinta epóxi.
  • Aceita qualquer tipo de revestimento.
  • Usar argamassa ACII ou ACIII para colar cerâmicas.
  • Segue a norma ABNT NBR 14715:2010.  
  • Cor do cartão: frente verde e verso pardo. Utilização:

Utilização:

  • Paredes, tetos e revestimentos em drywall instalados em áreas úmidas tais como: cozinhas domésticas ou industriais, copas, banheiros, lavabos, lavanderias, varandas, refeitórios, vestiários e demais espaços similares em residências e edifícios comerciais ou públicos.

Parede drywall no banheiro, dúvidas frequentes?

1- Posso colar azulejo em cima da parede de gesso acartonado?

R- Sim, pode colar sem medo.

2- Qual argamassa usar para colar cerâmica em parede drywall?

R- Usar argamassa tipo ACII ou ACIII.

3- Parede drywall pode molhar?

R- Não, apesar das placas RU serem resistentes a umidade elas não devem ser molhadas.

4- Quanto tempo dura uma parede drywall no banheiro?

R- Se não molhar dura para sempre, ou seja, mesma durabilidade da alvenaria.

5- Se der um vazamento em meu banheiro, perco toda minha parede de gesso?

R- Não, basta abrir um buraco na parede para efetuar o reparo e substituir as partes da placa que foram mais atingidas pela aguá.

Inclusive fazer um reparo em tubulações hidráulicas ou elétricas de uma parede drywall é muito mais prático e econômico do que se fosse em alvenaria.

parede drywall no banheiro
Clique na imagem e assista o vídeo.

Parede de gesso acartonado no banheiro, vantagens:

A principal vantagem de fazer uma parede de gesso acartonado no banheiro é a rapidez. Dependendo da situação podemos entregar um banheiro pronto em apenas dois dias de serviço.

Serviço limpo, sem quebra-quebra e sem entulho. Se for levar em consideração a diferença de tempo entre um pedreiro e um gesseiro para executar o trabalho, com certeza a parede drywall sairá mais barata.

Você ainda tem alguma dúvida sobre parede drywall no banheiro? Então deixe seu comentário que responderei prontamente.

Abraços e até o próximo conteúdo.

13 comentários

  1. vou construir uma edicula com um quarto, lavanderia, e banheiro total de 80 m², qual a melhor opção,
    gesso ou laje.

    1. Olá Will, O gesso não substitui a laje ele é apenas um forro com funções estéticas. A laje representa mais segurança para sua casa.

  2. ola reginaldo tudo bem? parabens pelo seu trabalho estou vendo aqui em natal rn un curso de drywall também estou pesquisando o mercado daqui se já tem uma boa aceitação dessa tendencia tenho muitas duvidas espero que algumas delas não seja tão idiotas ok kkkkkkk mas gostaria de saber se realmente vale a pena investir nessa aréa se vou ficar meses parado eu tenho muito medo do inicio entende? me diz ai uma coisa quando por ex; vc faz um orçamento e vc cobra 60 reais o m2 isso ta incluso o material também ou os 60 reais por m2 é só o valor da mão de obra? e se caso o cliente comprar todo o material e querer saber quanto vou cobrar pelo serviço? cara to muito confuso espero que essas perguntas não sejam tão idiotas tá aui meu whatsap caso vc queira me da umas dicas 084 99427-1712 Marcelo.

    1. Blz Marcelo, suas perguntas são ótimas. Olha só, posso te garantir que o mercado de drywall no Brasil está só começando, está crescendo muito todo ano e a tendencia é crescer cada vez mais. Existe duas formas de cobrar, uma é com material incluso que nesse caso ficaria mais ou menos no preço que vc falou e a outra é só mão de obra, que fica em média 20 reais o m². O Larroque está ensinado drywall no curso online, é muito bom veja aqui.

  3. Boa tarde, por gentileza, preciso construir um wc adaptado para deficientes no meu comércio, estou seriamente pensando em utilizar o Drywall, suas explicações foram ótimas, porém, tenho uma dúvida quanto ao isolamento acústico desse tipo de parede, se puder esclarecer fico imensamente grata.

    Obrigada.

    1. Olá Sueli, com certeza o drywall é uma ótima opção para esse tipo de trabalho. Uma parede simples de drywall com uma chapa de cada lado isola o mesmo que uma parede de alvenaria. Caso precise melhorar esse isolamento vc tem duas opções: Opção 1, fazer a parede com duas chapas de cada lado. Opção 2, colocar lã de vidro de 50 mm dentro da parede com uma chapa de cada lado. Ambas opções te darão um excelente isolamento, inclusive são usadas em construções de quartos e banheiros de hotéis. Abraços e espero ter ajudado.

  4. Olá, fiquei na dúvida, se as paredes do meu banheiro forem de drywall, revestidas de azulejos significa que não posso lavar o banheiro, inclusive as paredes com água? Normalmente quando são de alvenaria de tempos em tempos lavo as paredes e jogo água, isso não é possível quando tem drywall?

    1. Olá Cirley, em paredes drywall revestidas com azulejo pode jogar aguá a vontade. Mas se não forem revestidas eu comendo apenas pano úmido. Abraços!

    1. É perfeitamente possível Cássia. Vários hotéis utilizam o drywall para construir seus quartos e banheiros.

    1. Dentro do box tem que ser feito a impermeabilização correta. Mesma durabilidade da alvenaria. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *